Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
PET Agronomia UFC

Área do conteúdo

Resenha do livro: Primavera silenciosa

Primavera Silenciosa é uma obra escrita na década de 60, pela bióloga americana Rachel Carson, que debate de forma crítica a utilização de agrotóxicos/defensivos agrícolas/pesticidas nos EUA nas décadas de 40 e 50. Ainda que trate-se de uma obra antiga versando sobre os químicos agrícolas, traz consigo um tema contemporâneo à medida que aborda a utilização desses produtos e a forma como convivemos com esse uso, atualmente.

Abordando um ponto de vista bastante voltado para a ecologia dos ecossistemas, demonstra uma visão da agricultura norte-americana da época, contudo embasada em fatos e argumentos. É conveniente a reflexão acerca de que no período em que foi escrita já haviam os sucessos e insucessos da utilização de químicos agrícolas e como, a partir de tantas reflexões e estudos as legislações de cada país foram se adaptando a regulamentação desses produtos.

A leitura é válida, pois além de trazer consigo uma importância histórica, possui uma linguagem bem compreensível tanto para entusiastas, como leigos no assunto. Concebe uma abertura para analisar os distintos e famigerados sistemas de produção agrícolas atuais, contudo deve-se buscar o tão comentado e controverso assunto a partir da ótica de distintos autores e pesquisas cientificas, assim como quaisquer outros assuntos que são tão relevantes para a sociedade como um todo. Afinal, a informação é a arma do sábio.


Escrito por Jarlane Viana Moreira, aluna do 9° semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará e bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Agronomia.
Acessar Ir para o topo